Perguntas Frequentes Pequenas e Médias Empresas

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O que é um “ciclo de negócios”?

O ciclo de negócios é a base do processo de crédito de uma empresa. Com ele, é possível enxergar de forma estruturada a gestão de todas as fases do negócio

O devo fazer para buscar novos clientes?

A busca por novos clientes é extremamente relevante, pois permite que a empresa amplie sua participação no mercado e obtenha maior faturamento. Porém, alguns cuidados são essenciais para garantir a saúde do negócio: identificar as principais características de uma empresa ou segmento de consumidores, conhecer seu comportamento de crédito e saber qual o melhor modo de contatá-los.

Como posso aumentar a segurança nas concessões de crédito?

Primeiramente, é fundamental avaliar se a oferta corresponde à capacidade de pagamento do cliente. Para isso, é necessário ter acesso às informações cadastrais e restritivas, além de utilizar ferramentas estatísticas que revelam as probabilidades de risco de cada negócio.

É possível prever mudanças de comportamento dos clientes que possam afetar o meu negócio?

Sim, por meio de ferramentas de monitoramento ou acompanhamento. Elas auxiliam a identificar alterações no perfil de seus clientes, apresentando inadimplências ou recuperações.

Qual é a melhor ferramenta para avaliar se uma empresa pode deixar de pagar suas dívidas?

A Boa Vista Serviços possui uma gama de produtos que poderá ajudá-lo a minimizar seus riscos, promovendo aumento da rentabilidade da sua empresa. Cada um é indicado para uma fase do negócio. Ao conceder crédito pela primeira vez, sua empresa poderá contar com relatórios e modelos preditivos. Se a empresa já estiver na sua carteira de clientes, você poderá utilizar ferramentas de monitoramento e acompanhamento.

Como posso cobrar uma empresa que deixou de pagar as suas dívidas?

Sua empresa pode incluir um registro de débito na base de dados da Boa Vista Serviços. A partir da inclusão, é enviada uma notificação à empresa devedora. Importante: esta notificação poderá ser acompanhada de uma ficha de arrecadação ou de um boleto, ferramentas que aumentam as chances de pagamento do débito.

Como são realizadas as alterações de cadastro de um cliente?

Por meio da combinação de informações de diversas origens é possível tornar a atualização cadastral do seu cliente mais completa e o contato mais assertivo. Existem produtos específicos que auxiliam na atualização cadastral de uma empresa, além de fornecer telefones e endereços.

É possível ter uma margem de segurança ao receber um pagamento em cheque?

Sim. Existem vários relatórios desenvolvidos pela Boa Vista Serviços que oferecem uma série de detalhes sobre cheques. Assim, diminuem-se as chances de receber um cheque adulterado ou fraudado. Além disso, é possível identificar devoluções, sustações e até mesmo saber se o cheque foi objeto de um roubo, furto ou de extravio.

Para quem é indicado o produto Pessoal Cadastral?

Em geral, para as empresas que realizam compra e venda pela internet com outras empresas. O produto é recomendado principalmente para os segmentos de varejo, telecomunicações, bancos e instituições financeiras, factoring e assessorias de cobrança.

O que o Pessoal Cadastral possui de diferente dos demais relatórios de Pessoa Física?

No pessoal Cadastral, você encontra informações cadastrais sobre a cidade e estado de nascimento do CPF consultado, sexo e nacionalidade, além da data de emissão do RG, órgão emissor e UF.

No Pessoal Cadastral é possível realizar consulta por lote?

No site da Boa Vista Serviços há a possibilidade de consultar até cinco CPFs de uma única vez. Já na string de dados, a consulta por lote não está disponível.

Quais são os segmentos que mais consultam o Pessoal Gold?

Empresas de pequeno e médio porte de diversos segmentos, além de factorings, empresas de telecomunicações, instituições financeiras, entre outras.

Que novidades o Pessoal Gold traz em comparação a outros produtos de relatórios de Pessoa Física?

A consulta ao Pessoal Gold fornece informações de registro de débitos.

No Pessoal Gold, é possível realizar consulta por lote?

No site da Boa Vista Serviços há a possibilidade de consultar até cinco CPFs de uma única vez. Já na string de dados, a consulta por lote não está disponível.

É possível realizar consultas pela Razão Social no Empresarial Gold?

Sim, as consultas são realizadas por CNPJ e Razão Social.

No Empresarial Gold, o bloco de principais fornecedores possui relação com o histórico de pagamento?

Não, o histórico de pagamento mostra todo o perfil de pagamento do CNPJ consultado, já o bloco principais fornecedores mostra apenas os clientes que mais registraram dados na Boa Vista Serviços.

Quais são as consultas adicionais dentro do relatório Empresarial Gold?

No Empresarial Gold é possível consultar, mediante tarifação, os blocos Extra Pendência e Extra Protestos.

No Empresarial Gold, todos os clientes visualizam o bloco Cadastro na ANVISA? E o bloco Score Atacadistas e Distribuidores?

Não, apenas os clientes que participam do Grupo ABAD e registram os débitos conosco têm acesso ao Cadastro na Anvisa. Já o bloco Score Atacadistas e Distribuidores está disponível para todos os consulentes mediante tarifação extra.

Como funciona o benefício de duplicidade na consulta do Empresarial Gold?

O beneficio de duplicidade é apenas concedido para consultas realizadas no mesmo dia, ao mesmo CNPJ e ao mesmo login.

Para que serve o Faturamento Presumido?

O Faturamento Presumido pode ser usado nas requisições de crédito e estimativas de faturamento bruto anual das empresas e no gerenciamento de limite de crédito, possibilitando alinhá-lo com o potencial de consumo. Além disso, identifica regiões para a aplicação das ações de marketing. Também contribui para a realização de cross-selling e up-selling, pois oferece um excelente modo de segmentar o portfólio pela ordenação do faturamento combinado com outras variáveis de risco e marketing.

Quais são as variáveis utilizadas para a estimativa do Faturamento Presumido?

As variáveis utilizadas são cadastrais e comportamentais. A resposta dada pelo Faturamento Presumido pode ser usada em combinação com outras variáveis da base da Boa Vista Serviços, como as de risco de crédito e de Marketing, e também como componente nos sistemas de decisões.

Como ocorre o rastreamento dos dados na Rede de Alerta?

Através do envio da Base de fraudes confirmadas pelo cliente, a Boa Vista Serviços irá estabelecer a Rede de relacionamentos existente no mercado. A solução verifica CPF’s e CNPJ’s que estão vinculados ao suposto fraudador e seu quadro societário.

Qual é a periodicidade indicada para o Rede de Alerta?

O próprio cliente define a periodicidade em função do histórico de fraudes ocorridas no seu negócio. A Boa Vista Serviços sugere extração mensal.

Para que posso utilizar o Renda Presumida?

O Renda Presumida é utilizado na identificação do potencial de consumo, capacidade de pagamento de consumidores, auxílio na aquisição de novos clientes e nos processos de tomada de decisão.

Como funciona a classificação por faixas empregada no Renda Presumida?

O Renda Presumida considera oito faixas de salário para classificar os indivíduos analisados. De acordo com a faixa, é possível estimar a quantidade de salários mínimos que o cliente tem como renda mensal.

Em quais fases de crédito podemos utilizar o Renda Presumida?

Praticamente em todas as fases, tendo utilidades específicas em cada uma. Ele contribui para a busca de clientes em potencial por meio da segmentação da carteira, identificação de mercados em expansão e elaboração de campanhas de cross-selling e up-selling. Na concessão de crédito, ele permite avaliar os clientes e auxiliar nas aprovações e ajustes de limite. Já na gestão, ele permite adaptar os limites de crédito às alterações de faturamento das empresas. Por fim, na fase da cobrança, o Renda Presumida contribui informando quais clientes possuem maior capacidade de pagamento.

No Consulte PF, posso realizar buscar através do nome?

Sim, desde que também seja informada a data de nascimento. As chaves de consulta ao relatório Consulte PF são: CPF ou Nome + Data de Nascimento.

Como é realizado o faturamento do Consulte PF?

Por cota mensal. Caso o cliente deixe de consumir a sua cota em determinado mês, o saldo poderá ser utilizado nos próximos seis meses.

As consultas adicionais, os chamados goolfingers, estão inclusos no preço do relatório do Consulte PF?

Não. Todos são cobrados à parte.

O que são Opções Adicionais do Consulte PJ?

Opções adicionais são blocos de informações nos quais o cliente tem a opção de consultar junto com o relatório básico do Consulte PJ. Eles estão divididos em: Bloco de Consultas, Score Empresarial, Score Atacadistas e Distribuidores, Faturamento Presumido, Detalhamento de Participações empresariais, Detalhamento de Sócios e Administradores. Cada opção adicional é cobra à parte.

Quais são as consultas adicionais presentes no relatório Consulte PJ?

Extra Pendência e Extra Protestos.

No Consulte PJ é possível visualizar os dados comportamentais?

Sim, todos os clientes que compartilham, em dia, com a Boa Vista terão acesso automático aos dados comportamentais do CNPJ consultado. Não é realizada cobrança adicional.

Se o cliente utilizar a opção adicional de Participações em Empresas eou de Sócios e Administradores do Consulte PJ e não vierem informações, ele será cobrado?

Não, a tarifação é feita apenas quando existem resultados para a consulta.

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