Até maio, queda na indústria já atinge 5,3% no acumulado em 12 meses

Segundo o IBGE, a produção industrial já aponta queda de 5,3% na variação acumulada em 12 meses, na análise dos dados sem ajuste sazonal. O resultado perpetua a tendência de queda observada desde junho de 2014. Quanto à variação contra o mesmo mês do ano passado, também houve retração, 8,9%. Na comparação contra o mês anterior com dados dessazonalizados  houve alta de 0,6%.

Retornando à análise mensal dessazonalizada, entre as grandes categorias econômicas, as Indústrias de Transformação apresentaram alta de 0,6%, enquanto as Indústrias extrativas apresentaram a primeira queda no ano, de -0,5%.

Mantida a base de comparação, o setor de Bens de Consumo obteve o melhor resultado com alta de 1,4% seguido por Bens de Consumo Semi e Não Duráveis (1,2%) e Bens de Capital que variou 0,2%. Na tendência de longo prazo, avaliada pelo acumulado em 12 meses as perdas são acentuadas:         -15,7% para Bens de Capital, -6,2% para Bens de Consumo e -3,2% para os Bens Intermediários.

A indústria que tem sido afetada negativamente por diversos fatores como a piora do mercado de trabalho e ajustes fiscal e monetário, mostra-se bastante longe de retomar aumentos na produção. Tendo em vista que estas influências possuem perspectiva de melhora somente a partir do próximo ano, esperamos que a indústria encerre 2015 em nível negativo, com provável queda de 5,5%.

pim

Posts relacionados

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…