Atividade industrial cai 0,3% em abril

Por Rafael Ciampone, da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

Segundo o IBGE, a produção industrial registrou queda  de 0,3% em abril, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O valor foi um pouco menor do que o previsto pelo mercado, que apontava queda de 0,2% mantida a base de comparação anterior.

Analisando as grandes categorias econômicas, houve redução na margem de 0,8% na categoria de Bens de Consumo, de 0,6% na categoria de Bens de Capital e de 0,2% em relação aos Bens Intermediários.

Já o índice de difusão foi de 50%, ou seja, houve elevação na produção industrial em 12 dos 24 setores avaliados pela pesquisa.

Ademais, a produção industrial desacelerou na variação acumulada em 12 meses, passando de 2,1% em março para 0,8% em abril, enquanto na comparação do acumulado no ano houve queda de 1,2% na produção  industrial. Mantida a base de comparação anterior, Bens de Capital caiu 4,8% e Bens Intermediários 1,5%, enquanto na categoria de Bens de Consumo foi observada alta de 0,6%.

Por fim, tendo em vista os últimos resultados, o cenário para o setor industrial em 2014, antes mais favorável, poderá ser revertido, uma vez que o setor ainda mostra certa fragilidade e debilidade para recuperar o ritmo de crescimento. Sendo assim, esperamos um crescimento de 1,2% da atividade industrial ao final do ano de 2014.

ind2

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…

Vendas para o dia das mães crescem 1,6% em 2017, apura Boa Vista SCPC

As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,6% em 2017, em comparação a 2016, de acordo com os dados de abrangência nacional, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Segunda data comemorativa mais importante do comércio, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, uma vez que apresentou…