Boa Vista SCPC é parceira em elaboração do ranking das 500 maiores da Época Negócios

Por Flávio Estévez Calife, economista da Boa Vista SCPC

A Boa Vista participou como parceira na elaboração do ranking das 500 maiores empresas da Revista Época Negócios.

A área de indicadores econômicos elaborou os indicadores financeiros destas empresas e contribuiu com um artigo sobre os principais resultados observados. Confira na íntegra a publicação.

 

Menos confiança de empresa e consumidor

Os dados do ranking 500 das maiores companhias acendem a luz amarela

 

A confiança de empresários e consumidores pesou muito mais no desempenho das grandes empresas do que os resultados da economia em 2013. Embora o PIB tenha crescido mais – 2,5%, ante 1% em 2012 –, a receita das 500 maiores empresas avançou menos.  O número agregado de receita líquida aumentou 13%, para R$ 2,6 trilhões, em comparação com 14,9% em 2011 e 13,8% em 2012.

Todos os 26 setores analisados no ranking das 500 maiores empresas publicado nesta edição tiveram crescimento da receita líquida, com destaques para  Infraestrutura (33,3%), Comunicação (25,5%) e Agronegócio ( 24,6%). O pior resultado foi o de Tecnologia – Software e Serviços, com 4,3%.

Os lucros, que já haviam recuado fortemente em 2012, voltaram a cair, embora menos. Em 2012, a queda tinha sido de 33,8% e, em 2013, foi de 6,8%. Maiores quedas: Papel e Celulose (-790,7%) e Veículos e Autopeças (-108,7%). Em contrapartida, os lucros de Construção Civil cresceram 119,7% e os de Higiene e Beleza 99,7%.

Uma pequena boa notícia: a margem Ebitda (mede quanto a empresa gera de caixa em relação à receita) mostrou leve melhora: passou de 14,7% para 15,3%.  Pode sugerir que, mesmo com um cenário menos favorável, as empresas conseguiram gerir melhor receitas e despesas operacionais.

Em 2014, o cenário de incertezas prevalece, com maior rigor das empresas nas decisões de investimento das empresas e com um consumidor bastante cauteloso e a quem o crédito está mais restrito. Diante desses desafios, a qualidade dos processos de planejamento e gestão corporativa será decisiva para a melhora do desempenho financeiro das empresas.

 

 

 

 

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…