Confiança da indústria avança em Junho.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 4,2 pontos em junho, na comparação com maio. O ICI passou de 79,2 para 83,4 pontos, uma elevação de 5,3%. É a quarta alta consecutiva no índice, que atinge o seu maior valor desde fevereiro de 2015. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal o ICI também apresentou variação positiva, de 11,6%.

Ainda na análise mensal tanto o Índice da Situação Atual (ISA) como o de Expectativas (IE) subiram, com variações de 0,9% e 9,6% respectivamente, vemos que o avanço na confiança foi impulsionado principalmente pela melhora nas expectativas.

Apesar de ainda haver muita incerteza no cenário político, o pessimismo vem diminuindo, sendo este o fator que mais que mais contribuiu para a alta do IE e consecutivamente para o ICI.

O retorno da confiança aos níveis médios históricos depende da efetivação das mudanças e da redução das incertezas no cenário político e econômico, corroborando com a melhora nas expectativas.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICI ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

Sem título

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…