Confiança da indústria avança em Maio e se distancia do mínimo histórico

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,7 pontos em maio, na comparação com abril. O ICI passou de 77,5 para 79,2 pontos, uma elevação de 2,2%. É a terceira alta consecutiva no índice, o que faz com ele se afaste do mínimo histórico. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal o ICI também apresentou variação positiva, de 2,5%.

Ainda na análise mensal tanto o Índice da Situação Atual (ISA) como o de Expectativas (IE) subiram, com variações de 0,9% e 3,4% respectivamente. Ambos registraram o maior patamar desde março de 2015.

Especificamente para o IE, na abertura do índice, houve elevação das perspectivas para a produção nos três meses seguintes além de queda do percentual de empresas que previam reduzir a produção nos meses seguintes, de 32,5% para 28,7%.

Apesar de ainda haver muita incerteza no cenário político, o pessimismo vem diminuindo, sendo este o fator que mais que mais contribuiu para a alta do IE e consecutivamente para o ICI.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICI ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

Sem título

Posts relacionados

Títulos protestados acumulam alta de 24,9% no ano, segundo Boa Vista SCPC

De acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o número total de títulos protestados no país aumentou 24,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação interanual, os títulos protestados diminuíram 4,3% e recuaram 12,0% em relação ao…

Pedidos de falência registram alta de 11,7% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

Segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os pedidos de falência registraram alta de 11,7% no acumulado de janeiro a novembro de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em novembro, o número de pedidos de falências recuou 5,1% na comparação interanual e aumentou 2,7% em…

Dívida com cartão de crédito e boleto levam paulistano a mutirão de renegociação de dívidas

A maioria (60%) dos consumidores que compareceu ao mutirão “Acertando suas Contas”, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na cidade de São Paulo, com a intenção de negociar suas dúvidas, buscou a renegociação do débito causado pelo cartão de crédito. A constatação é de levantamento realizado no próprio local pela Boa…