Confiança da Indústria tem nova queda em agosto

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV obteve novo resultado negativo em agosto ao registrar variação de -1,6%, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Após uma aparente recuperação em julho, o indicador voltou a tendência de queda. Mantida a base de comparação, o Índice de Expectativas e o Índice da Situação Atual caíram na mesma magnitude de 1,6%.

Quando comparamos o mês de agosto com o mesmo período do ano anterior, os dados apontam queda de 17,0% na situação atual e de -18,8% nas expectativas. O índice geral reduziu em 17,9%, nesta mesma base de comparação.

Quanto aos dados agregados com ajuste sazonal, todos os índices mantiveram-se abaixo da média histórica, que corresponde a 96,4 pontos. Individualmente, as categorias que compõem o índice registraram:  Índice de Confiança da Indústria 68,0 pontos, Índice da Situação Atual 69,2 pontos e  Índice de Expectativas 66,8 pontos.

A indústria tem amargado reduções na produção e no seu respectivo índice de confiança. A desvalorização cambial ainda não conseguiu contrabalancear os efeitos negativos que o acúmulo de estoques e a baixa demanda têm causado no setor. O índice de expectativas não sugere melhoras para os próximos meses e dada a atual conjuntura econômica, o recuo da produção industrial no final de 2015 deverá rondar os 5,5%.

O gráfico abaixo nos mostra a evolução tanto da produção como da confiança da indústria nos últimos anos:

ici

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…