Confiança do comércio cai 1,0% em julho

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da FGV apresentou nova variação negativa em julho, de -1,0% na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Esta é a terceira queda consecutiva do indicador. Mantida a base de comparação, o resultado do Índice da Situação Atual apresentou melhora com alta de 6,3%. Para o Índice de Expectativas houve recuo de 4,6%. Desta forma, o ICOM manteve-se abaixo da média histórica (122,5 pontos), registrando 89,8 pontos.

Na série original, sem ajustes, foi observada queda de 24,0% na comparação interanual. Mantida a base de comparação, o Índice da situação atual caiu 27,6% e o índice de expectativas recuou 22,1%.

A nova retração reflete a percepção dos comerciantes quanto o atual cenário macroeconômico. Fatores como a piora do mercado de trabalho, alta inflação e redução da demanda por crédito prejudicam as vendas do varejo e uma melhora significativa será observada apenas quando forem concluídos os ajustes em curso.

O gráfico abaixo resume a evolução da confiança do comércio sem ajuste sazonal desde maio de 2011.

icom

Posts relacionados

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…