Confiança do Comércio recua em abril, mas expectativa futura melhora

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) recuou 0,5 ponto em abril, atingindo 66,6 pontos, o terceiro menor valor da série, iniciada em março de 2010, uma queda de 0,7% em relação a março.

O índice da Situação Atual (ISA) caiu 4,0%, enquanto o de Expectativas (IE) aumentou 2,0%. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal, o índice geral apresentou retração de 4,7%, sendo que o ISA caiu 10,5% e o IE aumentou 2,4%.

O resultado de abril foi determinado pela piora da avaliação da situação atual, o setor vê um cenário ruim, com demanda desfavorável, escassez do crédito e confiança do consumidor no mínimo histórico. Para os próximos meses o pessimismo vem diminuindo, já que o Indicador de Expectativas registrou alta em abril, o principal componente responsável para esse resultado positivo foi a evolução no grau de otimismo quanto a situação dos negócios em um horizonte de 6 meses.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICOM ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:Sem título

Posts relacionados

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…