Confiança do Consumidor cai em abril

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,7 pontos em abril, atingindo 64,4 pontos, o menor valor desde o início da série histórica.

Na comparação mensal com dados dessazonalizados, a queda foi de 4,0%. Ainda na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, tanto o Índice da Situação Atual como o de Expectativas recuaram, as variações foram de -2,4% e -4,6%, respectivamente. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal, o índice geral apresentou retração de 13,4%.

O nível de confiança do consumidor reflete o descontentamento com a atual situação econômica, principalmente devido ao aumento do nível de desemprego e à elevada inflação, influenciando as expectativas dos agentes. Apesar da relativa estabilidade nos últimos meses, o resultado continua distante da média histórica, e uma reversão do indicador só poderá acontecer quando o cenário apresentar menos incertezas político-econômicas.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

Sem título

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…