Confiança do Consumidor cai em abril

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,7 pontos em abril, atingindo 64,4 pontos, o menor valor desde o início da série histórica.

Na comparação mensal com dados dessazonalizados, a queda foi de 4,0%. Ainda na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, tanto o Índice da Situação Atual como o de Expectativas recuaram, as variações foram de -2,4% e -4,6%, respectivamente. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal, o índice geral apresentou retração de 13,4%.

O nível de confiança do consumidor reflete o descontentamento com a atual situação econômica, principalmente devido ao aumento do nível de desemprego e à elevada inflação, influenciando as expectativas dos agentes. Apesar da relativa estabilidade nos últimos meses, o resultado continua distante da média histórica, e uma reversão do indicador só poderá acontecer quando o cenário apresentar menos incertezas político-econômicas.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

Sem título

Posts relacionados

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…