Em abril Produção industrial cai pela 3º vez no ano

Segundo o IBGE, a produção industrial caiu pela terceira vez no ano com variação de -1,2% em abril, na comparação contra o mês anterior dos dados dessazonalizados. Quanto à variação contra o mesmo mês do ano passado a queda atingiu 7,6%, considerando dados sem ajuste sazonal. Na variação acumulada em 12 meses, que possibilita uma visão de longo prazo, houve aceleração de 0,1 p.p. da tendência de queda observada desde junho de 2014, atingindo em abril -4,8%.

Retornando à análise mensal dessazonalizada, na análise das grandes categorias econômicas, as Indústrias de Transformação caíram 1,3%, enquanto as Indústrias extrativas apresentaram alta de 1,5%. Mantida a base de comparação, todas as categorias de uso tiveram queda pelo terceiro mês consecutivo, sendo a mais acentuada no setor de Bens de Capital, que variou -5,1%, seguida por Bens de Consumo Semi e Não Duráveis (-2,2%) e Bens de Consumo (-1,9%). Na tendência de longo prazo, as perdas são ainda mais dramáticas: -14,5% para Bens de Capital, -5,4% para Bens de Consumo e -3,0% para os Bens Intermediários.

Em linhas gerais, a indústria ainda mostra-se bastante longe de retomar aumentos na produção. Os ajustes fiscais em curso na economia bem como o aperto monetário promovido pelo Banco Central certamente manterão o cenário turbulento para a indústria neste ano. O desaquecimento do mercado de trabalho também dificultará maiores empreitadas na indústria. Assim, o resultado de 2015 deverá ainda permanecer em patamar negativo, com provável queda de 3,0%.

pim

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…