IBC-BR: atividade econômica cai 0,76% em agosto

Segundo o Banco Central, em agosto o principal indicador antecedente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou queda de 0,76%, na variação mensal com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses (setembro de 2014 até agosto deste ano), a retração atinge 2,16%, na avaliação dos dados sem ajuste. No acumulado do ano também houve recuo, de 2,99% na comparação contra o mesmo período de 2014.

O principal indicador antecedente do PIB consolida os resultados setoriais negativos apresentados em agosto. Tanto a Indústria quanto o Comércio apontaram retrações no mês, de 1,2% e 0,9%, respectivamente (segundo as Pesquisas Mensais da Indústria e do Comércio).

O indicador corrobora para o pessimismo das projeções de mercado. Levando em consideração as expectativas do boletim Focus do BC desta segunda-feira (12/10) a atividade econômica em 2015 possui expectativa de retração próxima a 3,0%, enquanto que para o próximo ano o valor esperado economia também sofreu revisão para baixo, atingindo -1,2%.

ibcbr

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…