IBC-BR: atividade econômica encolhe no 2T de 2015

Segundo o Banco Central, o principal indicador antecedente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou queda de 1,89% em junho na comparação contra o trimestre encerrado em março, na análise dos dados com ajuste sazonal. No acumulado do 1º semestre houve queda de 2,49% na comparação contra o mesmo período de 2014, na avaliação dos dados sem ajuste.

Também houve recuo, de 1,61%, no acumulado em 12 meses (julho de 2014 até junho deste ano) frente aos 12 meses antecedentes. Na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, o indicador apontou queda de 0,58% frente a maio, refletindo os dados consolidados da Pesquisa Mensal do Comércio e da Pesquisa Industrial Mensal (que em junho apontaram retrações de 0,4% e 0,3%, respectivamente).

Os dados do indicador antecedem uma recessão técnica da atividade econômica, que deverá se consolidar na divulgação das Contas Nacionais referentes ao segundo trimestre do ano.

Levando em consideração as expectativas de mercado, o boletim Focus do BC desta segunda-feira (17/08) já contempla uma retração de 2,0% da atividade econômica para 2015, enquanto que para o próximo ano, o valor esperado economia também sofreu revisão para baixo, -0,5%, atingindo patamar negativo pela primeira vez no ano.

ibcbr

Posts relacionados

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…

Consumidor ganha nove dias para renegociar dívidas em mutirão que começa na próxima semana

Os consumidores que pretendem renegociar suas dívidas neste fim de ano terão várias facilidades no mutirão da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que acontece a partir do próximo dia 25 de novembro no centro de São Paulo. A edição 2016 do “Acertando suas Contas”, maior ação de sustentabilidade de crédito do…