IBC-BR: atividade econômica encolhe no 2T de 2015

Segundo o Banco Central, o principal indicador antecedente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou queda de 1,89% em junho na comparação contra o trimestre encerrado em março, na análise dos dados com ajuste sazonal. No acumulado do 1º semestre houve queda de 2,49% na comparação contra o mesmo período de 2014, na avaliação dos dados sem ajuste.

Também houve recuo, de 1,61%, no acumulado em 12 meses (julho de 2014 até junho deste ano) frente aos 12 meses antecedentes. Na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, o indicador apontou queda de 0,58% frente a maio, refletindo os dados consolidados da Pesquisa Mensal do Comércio e da Pesquisa Industrial Mensal (que em junho apontaram retrações de 0,4% e 0,3%, respectivamente).

Os dados do indicador antecedem uma recessão técnica da atividade econômica, que deverá se consolidar na divulgação das Contas Nacionais referentes ao segundo trimestre do ano.

Levando em consideração as expectativas de mercado, o boletim Focus do BC desta segunda-feira (17/08) já contempla uma retração de 2,0% da atividade econômica para 2015, enquanto que para o próximo ano, o valor esperado economia também sofreu revisão para baixo, -0,5%, atingindo patamar negativo pela primeira vez no ano.

ibcbr

Posts relacionados

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,07% em janeiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,07% em janeiro de 2017, registrando diminuição em relação a janeiro de 2016, quando alcançou 2,35%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal, (em dezembro o nível foi de 2,20%), sendo…

Inadimplência do consumidor sobe 3,9% em janeiro, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,9% em janeiro na avaliação dessazonalizada contra dezembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 1,9%. Já quando comparado o resultado de janeiro contra o mesmo…