IBC-BR: Índice de atividade do Banco Central cai 1,5% em junho

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o Banco Central, o principal indicador coincidente da atividade econômica, o IBC-BR, registrou queda de 1,5% em junho, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. A variação mensal ficou praticamente em linha com as projeções do mercado, que esperava 1,6% de queda.

A queda na margem refle o ritmo letárgico de crescimento da economia, intensificado nos últimos meses. No acumulado em 12 meses o indicador registrou grande desaceleração, passando de 1,9% em maio para 1,5% em junho.

O resultado ocorre após a divulgação da Produção Industrial Mensal (de acordo com a pesquisa, apontou queda de 1,4% na comparação com ajuste sazonal de junho contra maio) e da Pesquisa Mensal do Comércio (que indicou queda de 0,7% nas vendas do varejo restrito, mantida a base de comparação), ambas com perspectivas pessimistas para a atividade econômica.

Com este resultado, a atividade econômica registra no semestre elevação de apenas 0,1% quando comparado ao mesmo período de 2013, algo que provavelmente não será revertido no curto prazo devido à debilidade demonstrada pela indústria – e sua consequente queda de produção prevista para o ano – , arrefecimento dos serviços e comércio e setor primário mais moderado na comparação com ano passado (quando cresceu 7,5%).  Nestas circunstâncias, rebaixamos nossa previsão de crescimento para o PIB, de 0,9% para 0,5%.

ibcbr jun14

 

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…