IBC-BR: Índice de atividade do Banco Central cai 1,5% em junho

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o Banco Central, o principal indicador coincidente da atividade econômica, o IBC-BR, registrou queda de 1,5% em junho, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. A variação mensal ficou praticamente em linha com as projeções do mercado, que esperava 1,6% de queda.

A queda na margem refle o ritmo letárgico de crescimento da economia, intensificado nos últimos meses. No acumulado em 12 meses o indicador registrou grande desaceleração, passando de 1,9% em maio para 1,5% em junho.

O resultado ocorre após a divulgação da Produção Industrial Mensal (de acordo com a pesquisa, apontou queda de 1,4% na comparação com ajuste sazonal de junho contra maio) e da Pesquisa Mensal do Comércio (que indicou queda de 0,7% nas vendas do varejo restrito, mantida a base de comparação), ambas com perspectivas pessimistas para a atividade econômica.

Com este resultado, a atividade econômica registra no semestre elevação de apenas 0,1% quando comparado ao mesmo período de 2013, algo que provavelmente não será revertido no curto prazo devido à debilidade demonstrada pela indústria – e sua consequente queda de produção prevista para o ano – , arrefecimento dos serviços e comércio e setor primário mais moderado na comparação com ano passado (quando cresceu 7,5%).  Nestas circunstâncias, rebaixamos nossa previsão de crescimento para o PIB, de 0,9% para 0,5%.

ibcbr jun14

 

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…