Índice de atividade do Banco Central registra aumento de 0,4% em setembro

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o Banco Central, o principal indicador coincidente da atividade econômica, o IBC-BR, aumentou em 0,4% em setembro frente ao resultado observado em agosto, descontados os efeitos sazonais da série. O resultado foi pouco acima das projeções do mercado, que até sexta-feira passada esperava 0,1% de alta. Já na análise de longo prazo, obtida pela comparação do resultado acumulado em 12 meses, o indicador desacelerou de 0,9% registrados em agosto para atuais 0,6%.

O resultado ocorre após a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal, que apontou queda de 0,2% na produção industrial de setembro (na comparação mensal dos dados ajustados) e da Pesquisa Mensal do Comércio, que subiu 0,4% nas vendas do varejo restrito no mesmo período – mantida a base de comparação.

Apesar de apresentar a terceira alta consecutiva na margem, a desaceleração da atividade econômica persiste em diversos segmentos produtivos, notavelmente no setor industrial. Enquanto as projeções de desempenho para o setor (apresentadas no Boletim Focus de hoje) já apontam queda de 2,3% frente a 2013, no comércio, a desaceleração do ritmo de vendas tem persistido entre os analistas, algo que nos leva a apontar um crescimento para o setor em torno de 3% neste ano.

Em suma, as perspectivas para ambos os setores seguem pessimistas. O resultado de setembro elimina qualquer possibilidade de uma retomada de crescimento vigoroso, pelo menos para o cenário dos próximos 6 meses. Nestas circunstâncias, nossa previsão de crescimento para o PIB seguirá em 0,3%, com viés negativo.

ibcbr set14

 

Posts relacionados

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…