Indústria recua 6,3% no 1º semestre do ano

Segundo o IBGE, a produção industrial recuou 6,3% no 1º semestre do ano, na comparação contra o mesmo período do ano passado. Na variação acumulada em 12 meses, o setor registrou queda de 5,0%. Na comparação com o mês anterior, houve retração de 0,3%, na análise dos dados dessazonalizados.

Retornando à análise referente ao 1º semestre, entre as grandes categorias, as Indústrias de Transformação apresentaram queda de 8,3%, enquanto as Indústrias extrativas apresentaram alta de 9,4%.

Na análise mensal com dados ajustados sazonalmente, o setor de Bens de Consumo Semiduráveis e Não Duráveis foi o que obteve o melhor resultado, com alta de 1,7%, a categoria Bens de Consumo se manteve estável e o setor de Bens de Consumo Duráveis retraiu 10,7%.

Na tendência de longo prazo, avaliada pelo acumulado em 12 meses, as perdas são acentuadas: -15,4% para Bens de Capital, -12,2% para os de Bens de Consumo Duráveis e -5,6% para Bens de Consumo.

A indústria mostra-se bastante longe de retomar aumentos na produção, uma vez que tem sido afetada negativamente por diversos fatores econômicos, como a piora do mercado de trabalho e os ajustes fiscal e monetário. Tendo em vista que estas influências possuem perspectiva de melhora somente a partir do próximo ano, esperamos que a indústria encerre 2015 em nível negativo, com provável queda de 5,5%.

pim

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…

Vendas para o dia das mães crescem 1,6% em 2017, apura Boa Vista SCPC

As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,6% em 2017, em comparação a 2016, de acordo com os dados de abrangência nacional, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Segunda data comemorativa mais importante do comércio, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, uma vez que apresentou…