Inflação acumulada em 12 meses atinge 9,39% em março

De acordo com o IBGE, a apuração do resultado da inflação oficial (IPCA) foi de 9,39% em março, considerando os valores acumulados em 12 meses. Com isso o IPCA acumulado volta a ficar abaixo dos dois dígitos. Na variação mensal, o índice desacelerou 0,47 p.p. frente a fevereiro, variando + 0,43% no mês.

O maior responsável pela desaceleração foi o grupo de Comunicação, cuja queda foi de 1,65%. Com exceção dos grupos de Alimentação e bebidas (que representou mais de 70% da inflação) e Vestuário, todos os demais apresentaram desaceleração na comparação mensal com fevereiro: Educação passou de 5,9% para 0,63%; Despesas Pessoais variou +0,60% ante 0,77% em fevereiro; a variação em Saúde e Cuidados Pessoais passou de 0,94% em fevereiro para 0,78% em março; Transportes apresentou queda de 0,46p.p., variando +0,16% em março; Artigos de Residência passou de 1,01% para 0,70% e Habitação de -0,15% para -0,64%.

Sem título

Apesar de significativa desaceleração, o cumprimento da meta de inflação para o fim do ano continua impraticável, com o mercado prevendo um IPCA de 7,28%, de acordo com o boletim Focus do BC divulgado no início da semana.

O nível de preços ainda se encontra elevado apesar de apresentar números mais baixos que 2015, ou seja, o processo desinflacionário ocorre mais por um efeito estatístico (por base de comparação, uma vez que em 2015 os níveis inflacionários estavam piores) e pela influência do câmbio do que pela atuação anticíclica da política monetária. Com a desaceleração do índice e da economia, a expectativa para a Selic para este ano é de manutenção do atual patamar, de 14,25%.

Posts relacionados

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…