Inflação acumulada no ano atinge 7,64% e é a maior desde 2003

De acordo com o IBGE, a apuração do resultado da inflação oficial (IPCA) atingiu o maior resultado acumulado no ano desde 2003 ao registrar 7,64% em setembro. No acumulado em 12 meses o aumento dos preços desacelerou 0,04 p.p. passando para 9,49%. Neste mês, a inflação registrou 0,54% frente a 0,22% de agosto.

A categoria que obteve a maior alta no mês foi a de Habitação, com variação de 1,30%. A elevação na categoria foi motivada pela majoração dos preços de Combustíveis e energia (2,91%), que por sua vez sofreu o impacto do subitem Gás de botijão que apresentou alta de 12,98%.

A elevação nos preços neste ano tem sido motivada principalmente pelos preços administrados, que sem mantém em nível duas vezes superior ao dos preços livres no acumulado em 12 meses (administrados apontam 16,34% de elevação, enquanto livres sobem 7,53%).

O valor acumulado em 12 meses mantém-se acomodado neste patamar (próximo aos 9,50%) pelo terceiro mês consecutivo, resultado que deverá persistir até o final do ano. Com relação aos juros, o cenário mais provável é de manutenção no atual nível, 14,25%. O efeito pass-through do dólar deverá repercutir de modo mais incisivo nos últimos meses do ano, prolongando-se sobre os preços livres ao longo de 2016.

De olho nos últimos efeitos da atividade econômica, ano que vem já dá sinais de que não será um ano de recuperação. Em virtude deste último aspecto, por ora esperamos leve redução dos juros, com a taxa básica em torno de 12,5% e IPCA em 6,00% em 2016.

ipca

 

 

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…