IPCA: maior alta para fevereiro desde 2003

Por Yan Cattani, da equipe da Boa Vista SCPC

De acordo com o IBGE, a apuração do resultado da inflação oficial (IPCA) referente a fevereiro atingiu 7,70% em 12 meses. Já na análise mensal frente a janeiro houve elevação de 1,22%, o maior registrado para fevereiro desde 2003.

A principal categoria afetada em fevereiro foi a de Transportes. A grande alta esperada pelo mercado para categorias de preços administrados (gasolina e diesel, que tiveram aumento nas alíquotas do PIS/ Cofins) finalmente se concretizou, impactando 0,41 p.p. do índice agregado. Ademais, outro grande impacto foi sentido na categoria de Educação. Os reajustes de itens escolares e mensalidades possuem sazonalidade desfavorável nos dois primeiros meses do ano, sendo fevereiro particularmente responsável por uma elevação de 0,27 p.p. do índice agregado. Ainda assim, na análise acumulada em 12 meses o grupo de Habitação permaneceu na liderança com 11,83%.

A alta do IPCA em fevereiro perpetua a pressão inflacionária decorrente do ajuste fiscal iniciado no mês anterior. Ainda assim, o mês ainda não contabiliza alguns reajustes já observados nas tarifas de energia elétrica, provavelmente o próximo item importante a realizar maior pressão no índice agregado. Para os próximos meses também deveremos levar em conta as aprovações de leis no Congresso Nacional, que deverão concretizar o ciclo de ajuste fiscal proposto e iniciado em 2015. Adicionalmente, caso o atual ciclo restritivo da política monetária não se intensifique, esperamos que o nível de preços mantenha-se próximo a 7,5% no final de 2015.

 

ipca

 

ipca 2

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…