Nota de Política Monetária do BC: Inadimplência das famílias com recursos livres recua para 6,4%. Expansão do saldo de crédito acelera pelo segundo mês consecutivo.

Por Bruna de Abreu Martins, da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

Segundo o Banco Central, o estoque total de empréstimos e financiamentos foi de R$ 2.926,2 bilhões em outubro de 2014, apresentando aceleração pelo segundo mês consecutivo após alta de 12,2% em relação ao mesmo período de 2013. Com este resultado, a relação crédito/PIB passou de 57,2% em setembro para 57,3% em outubro.

A expansão do crédito com recursos direcionados contribuiu significativamente com a aceleração do saldo total, sustentada tanto pelos financiamentos imobiliários para pessoas físicas como pelos recursos do BNDES para pessoas jurídicas.

As concessões totais de crédito atingiram R$ 330 bilhões no mês, tendo registrado elevação de 0,7% na comparação mensal. No acumulado em 12 meses, as concessões cresceram 6,9%, mantendo a trajetória de gradual desaceleração.

Quadro 1: Saldo e Concessão

cr1

 

A inadimplência do sistema financeiro registrou leve queda, passando de 3,0% para 2,9% em outubro. Nas operações com recursos livres, a inadimplência seguiu tendência de redução, ao passar de 5,0% para 4,8%, enquanto nas operações com recursos direcionados houve leve alta, ficando em 1,0%. Já a inadimplência das famílias com recursos livres recuou para 6,4%, em linha com o Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC.

A taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro aumentou para 21,3% em setembro, tendo registrado alta de 0,3 p.p. na comparação mensal e elevação de 1,5 p.p. em 12 meses.

Quadro 2:  Inadimplência, taxa de juros, spread e prazo médio das concessões

cr2

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…