Nota de Política Monetária do BC: Inadimplência das famílias com recursos livres recua para 6,4%. Expansão do saldo de crédito acelera pelo segundo mês consecutivo.

Por Bruna de Abreu Martins, da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

Segundo o Banco Central, o estoque total de empréstimos e financiamentos foi de R$ 2.926,2 bilhões em outubro de 2014, apresentando aceleração pelo segundo mês consecutivo após alta de 12,2% em relação ao mesmo período de 2013. Com este resultado, a relação crédito/PIB passou de 57,2% em setembro para 57,3% em outubro.

A expansão do crédito com recursos direcionados contribuiu significativamente com a aceleração do saldo total, sustentada tanto pelos financiamentos imobiliários para pessoas físicas como pelos recursos do BNDES para pessoas jurídicas.

As concessões totais de crédito atingiram R$ 330 bilhões no mês, tendo registrado elevação de 0,7% na comparação mensal. No acumulado em 12 meses, as concessões cresceram 6,9%, mantendo a trajetória de gradual desaceleração.

Quadro 1: Saldo e Concessão

cr1

 

A inadimplência do sistema financeiro registrou leve queda, passando de 3,0% para 2,9% em outubro. Nas operações com recursos livres, a inadimplência seguiu tendência de redução, ao passar de 5,0% para 4,8%, enquanto nas operações com recursos direcionados houve leve alta, ficando em 1,0%. Já a inadimplência das famílias com recursos livres recuou para 6,4%, em linha com o Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC.

A taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro aumentou para 21,3% em setembro, tendo registrado alta de 0,3 p.p. na comparação mensal e elevação de 1,5 p.p. em 12 meses.

Quadro 2:  Inadimplência, taxa de juros, spread e prazo médio das concessões

cr2

Posts relacionados

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…