Nota de Política Monetária do BC: A inadimplência das famílias com recursos livres segue estável.

Segundo o Banco Central, o estoque total de empréstimos e financiamentos foi de R$3.026 bilhões em fevereiro, atingindo um crescimento de 11,0% em relação a fevereiro de 2014. Com este resultado, a relação crédito/PIB permaneceu em 58,6%.

Com a relevante desaceleração de crescimento do crédito com recursos livres nos últimos meses, o crédito total foi sustentado pelos empréstimos e financiamentos referentes aos recursos direcionados, que apesar de também desacelerar, expandiram consideravelmente, passando de 24,3% em fevereiro de 2014 para os atuais 18,1%.

A inadimplência do sistema financeiro atingiu 2,84% em fevereiro, apresentando um leve aumento em relação ao registrado no mês anterior (2,81%). No segmento livre, a inadimplência permaneceu em 4,43%, enquanto no direcionado passou de 1,06% para 1,13%. Já a inadimplência das famílias com recursos livres não sofreu grande modificação, de 5,33% para 5,35% neste mês, permanecendo em linha com o Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC.

A taxa média de juros total atingiu 25,6% a.a. em fevereiro, registrando crescimento de 1,7 p.p. em doze meses. Os spreads, por sua vez, aumentaram 1,4 p.p. em 12 meses, atingindo 16,6%.

saldo 3

saldo 2

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,5% em julho

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% em julho quando comparado a junho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (agosto de 2016…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

PNAD: Rendimentos apresentam leve melhora no 2T17

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), os rendimentos reais dos trabalhadores apresentaram melhora em todas as regiões quando avaliadas os valores acumulados em 4 trimestres. A Região Nordeste registrou a primeira marcação positiva (1,6%), ao lado da região Sudeste (0,1%) e Centro Oeste (0,8%). Em relação ao mesmo período…