Nota de Política Monetária do BC

Segundo o Banco Central, a inadimplência do Sistema Financeiro Nacional referente aos recursos livres destinados às famílias estabilizou-se em 6,2% em fevereiro. Anteriormente, a taxa apontava um gradual crescimento, passando de 5,96% registrado em novembro, para 6,24% em janeiro. Contudo, após revisão dos valores, a inadimplência passou a ficar estável durante estes meses, mantendo-se no nível de 6,2% em fevereiro.

Em linhas gerais, os índices de inadimplência apresentaram estabilidade aos resultados de janeiro: a inadimplência total ficou em 3,5%, sendo 5,5% para os recursos livres e 1,5% no segmento direcionado.

Com relação ao estoque total de empréstimos e financiamentos, houve um aumento de 5,3% em doze meses, desacelerando 0,9 p.p. em relação a janeiro. É o menor valor de crescimento registrado pela série histórica do BC, iniciada em março de 2007.

Com a relevante desaceleração do crescimento do crédito com recursos livres nos últimos meses, o crédito total foi mais uma vez sustentado pelos empréstimos e financiamentos referentes aos recursos direcionados. Apesar de manter ritmo de desaceleração, os recursos direcionados ainda crescem 8,2%, enquanto os recursos livres registram alta de 2,6%, ambos considerando a variação interanual (contra o mesmo mês do ano passado).

A taxa média de juros total subiu novamente (+0,4 p.p.) e atingiu 31,8% a.a. em fevereiro. Os juros de recursos livres ao consumidor subiram 2,4 p.p. no mês, atingindo os atuais 68,0 % a.a. Já os spreads aumentaram 0,7 p.p. ante o resultado registrado no mês anterior, atingindo 20,8%.
Abaixo seguem os quadros-resumo sobre os dados citados.

Sem títuloSem título.png1

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…