PNAD: desemprego sobre para 7,4% em fevereiro

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego em fevereiro foi de 7,4%, considerando o último trimestre fechado no mês de referência (dezembro, janeiro e fevereiro). Considerando a mesma base de comparação, houve aumento 0,6 p.p. considerando os dados encerrados em janeiro novembro, dezembro e janeiro). Com relação à população economicamente ativa, em termos interanuais, a PEA aumentou 1,6% no trimestre móvel. Já a população ocupada subiu apenas 0,9% no mesmo período.

O rendimento habitual real no trabalho principal, registrou R$1.767,18, valor 0,1% menor que o registrado em janeiro, considerando a média móvel trimestral encerrada em fevereiro. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve alta de 1,1%. Considerando os valores acumulados 12 meses da série de rendimentos (considerando o trimestre móvel declarado nos respectivos meses), houve desaceleração da tendência com relação a janeiro, passando de 1,1% para 0,9%.

Em linhas gerais, o baixo crescimento da população ocupada em comparação com a população economicamente ativa acaba por deixar uma maior parte da população no grupo no desemprego. Os números são condizentes com a desaceleração da economia, cenário de ajuste fiscal e monetário e desconfiança com relação à economia. Adicionalmente, os dados apresentam coerência com relaçao à Pesquisa Mensal de Emprego, que recentemente também apresentou elevação no número de desocupados e desaceleração nos rendimentos reais.

Portanto, ambas pesquisas evidenciam o desaquecimento do mercado de trabalho. O “salto” verificado no desemprego poderá ser amenizado nas próximas aferições, mas dificilmente será revertido. A depender da intensidade dos ajustes econômicos, uma maior onda de desemprego poderá impactar o mercado de trabalho. Por ora, esperamos desemprego de 8,1%, elevação de 1,3 p.p., enquanto para os rendimentos reais, espera-se estabilidade no ano.

pnad

Posts relacionados

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…

Consumidor ganha nove dias para renegociar dívidas em mutirão que começa na próxima semana

Os consumidores que pretendem renegociar suas dívidas neste fim de ano terão várias facilidades no mutirão da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que acontece a partir do próximo dia 25 de novembro no centro de São Paulo. A edição 2016 do “Acertando suas Contas”, maior ação de sustentabilidade de crédito do…