PNAD: Taxa de desemprego atinge 7,9% no 1º trimestre de 2015

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego no primeiro trimestre do ano atingiu 7,9%, registrando um aumento de 1,4 p.p. em relação ao trimestre imediatamente anterior. O desemprego do trimestre encerrado em março foi o maior dos últimos dois anos.

A região Centro-Oeste alcançou a maior elevação em pontos percentuais, saindo de 5,3% no último trimestre de 2014 para 7,3% no primeiro trimestre de 2015. As três regiões que detinham os maiores índices de desocupação no trimestre anterior mantiveram-se na mesma ordem, sendo a região Nordeste com a maior taxa (9,6%), seguida pelo Norte (8,7%) e pelo Sudeste (8,0%). O Sul registrou a menor taxa, 5,1%.

Os números são condizentes com o atual cenário econômico que contempla os ajustes fiscal e monetário e a desconfiança por parte dos empresários e dos consumidores. Adicionalmente, os dados apresentam coerência com relaçao à Pesquisa Mensal de Emprego, que recentemente também apresentou elevação na taxa de desemprego e queda nos rendimentos reais.

A deterioração do mercado de trabalho é notável, o número de demissões em diversos segmentos produtivos (sobretudo no setor industrial) consolida-se mês a mês e barreiras sobre diversos benefícios trabalhistas também já se mostram presentes nas decisões políticas. Sendo assim, esperamos elevação na taxa de desemprego em 2015 para 8,5%.

pnad

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…