Produção Industrial fica estável no mês maio

Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram que a Produção Industrial Mensal (PIM) de maio se manteve estável (variação de 0,0%), descontados os efeitos sazonais.

O resultado ocorre após a PIM registrar dois meses consecutivos de crescimento – março e abril. Contudo, na comparação com maio de 2015 houve queda de 7,8%, enquanto no acumulado em 2016 a retração foi de 9,8%, e em 12 meses de 9,5%.

Sem título

Na avaliação acumulada em 12 meses, considerando a análise por “Categorias de Uso”, as perdas permaneceram bastante acentuadas: -26,9% para Bens de Capital, -7,6% para Bens Intermediários e -8,7% para Bens de Consumo.

Sem título

Na variação mensal dessazonalizada, o setor de Bens Intermediários também apresentou queda, o recuou foi de 0,7%, a categoria Bens de Capital, teve elevação de 1,5%. Já o setor de Bens de Consumo variou +0,1%.

Adicionalmente, dos 24 ramos de indústria pesquisados, 12 apresentaram variação positiva. Por fim, o saldo da indústria continua negativo e o valor ainda não aponta para uma retomada sustentável do crescimento da produção. O desemprego industrial permanece elevado e a queda do consumo das famílias tem reduzido consideravelmente a demanda das empresas ligadas ao setor do varejo e de serviços, prejudicando o desempenho dos fornecedores industriais.

Apesar disso, vemos que a confiança da indústria está melhorando e, na comparação com o resultado dos últimos meses, fato que sugere que a queda mais intensa ficou para trás.

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…