Produção industrial permanece estável em outubro

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o IBGE, a produção industrial permaneceu estável em outubro, na comparação mensal contra o mês anterior dos dados dessazonalizados. O resultado ficou pouco abaixo da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,1%. Mantida base de comparação, a configuração por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo +0,2%, Bens intermediários 0,0% e Bens de capital 0,0%.

Nos resultados acumulados em 12 meses a queda agregada foi intensificada: passando de -2,2% para -2,6% nesta última aferição. A abertura de Bens de Capital também obteve aceleração da queda, passando de -4,5% para -6,9%; Bens intermediários passou de -2,2% em setembro para -2,3% em outubro; Bens de consumo caiu de 0,3p.p. atingindo -2% neste mês.

Em resumo, o resultado negativo foi intensificado neste mês, comprometendo ainda mais as expectativas de desempenho para o setor –  de acordo com o último relatório Focus do Banco Central já consta -2,24% no ano. Neste sentido, acreditamos que a produção industrial dificilmente deverá apresentar resultados muitos díspares do relatório do BC, alterando nossa expectativa de queda para -2,5% em 2014, ante -2,2% esperados anteriormente.

 pim out14

 

Posts relacionados

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,07% em janeiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,07% em janeiro de 2017, registrando diminuição em relação a janeiro de 2016, quando alcançou 2,35%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal, (em dezembro o nível foi de 2,20%), sendo…

Inadimplência do consumidor sobe 3,9% em janeiro, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,9% em janeiro na avaliação dessazonalizada contra dezembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 1,9%. Já quando comparado o resultado de janeiro contra o mesmo…