Produção industrial permanece estável em outubro

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o IBGE, a produção industrial permaneceu estável em outubro, na comparação mensal contra o mês anterior dos dados dessazonalizados. O resultado ficou pouco abaixo da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,1%. Mantida base de comparação, a configuração por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo +0,2%, Bens intermediários 0,0% e Bens de capital 0,0%.

Nos resultados acumulados em 12 meses a queda agregada foi intensificada: passando de -2,2% para -2,6% nesta última aferição. A abertura de Bens de Capital também obteve aceleração da queda, passando de -4,5% para -6,9%; Bens intermediários passou de -2,2% em setembro para -2,3% em outubro; Bens de consumo caiu de 0,3p.p. atingindo -2% neste mês.

Em resumo, o resultado negativo foi intensificado neste mês, comprometendo ainda mais as expectativas de desempenho para o setor –  de acordo com o último relatório Focus do Banco Central já consta -2,24% no ano. Neste sentido, acreditamos que a produção industrial dificilmente deverá apresentar resultados muitos díspares do relatório do BC, alterando nossa expectativa de queda para -2,5% em 2014, ante -2,2% esperados anteriormente.

 pim out14

 

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…