Produção industrial permanece estável em outubro

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o IBGE, a produção industrial permaneceu estável em outubro, na comparação mensal contra o mês anterior dos dados dessazonalizados. O resultado ficou pouco abaixo da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,1%. Mantida base de comparação, a configuração por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo +0,2%, Bens intermediários 0,0% e Bens de capital 0,0%.

Nos resultados acumulados em 12 meses a queda agregada foi intensificada: passando de -2,2% para -2,6% nesta última aferição. A abertura de Bens de Capital também obteve aceleração da queda, passando de -4,5% para -6,9%; Bens intermediários passou de -2,2% em setembro para -2,3% em outubro; Bens de consumo caiu de 0,3p.p. atingindo -2% neste mês.

Em resumo, o resultado negativo foi intensificado neste mês, comprometendo ainda mais as expectativas de desempenho para o setor –  de acordo com o último relatório Focus do Banco Central já consta -2,24% no ano. Neste sentido, acreditamos que a produção industrial dificilmente deverá apresentar resultados muitos díspares do relatório do BC, alterando nossa expectativa de queda para -2,5% em 2014, ante -2,2% esperados anteriormente.

 pim out14

 

Posts relacionados

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…

Consumidor ganha nove dias para renegociar dívidas em mutirão que começa na próxima semana

Os consumidores que pretendem renegociar suas dívidas neste fim de ano terão várias facilidades no mutirão da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que acontece a partir do próximo dia 25 de novembro no centro de São Paulo. A edição 2016 do “Acertando suas Contas”, maior ação de sustentabilidade de crédito do…