Produção industrial recua 1,4% em junho

Por Bruna Martins, da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

Segundo o IBGE, a produção industrial diminuiu 1,4% em junho, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado ficou acima da média prevista pelo mercado, que apontava queda de 2,4%, na mesma base de comparação.

Analisando por categorias de uso, houve redução generalizada na margem. Bens de Consumo caíram 7,9%, bens intermediários obtiveram queda de 0,1%, enquanto bens de capital apresentaram recuo de 9,7%. Por setor, a indústria extrativa apresentou alta de 0,3%, enquanto o setor de indústria de transformação caiu 1,8%, mantida a base de comparação.

18 dos 24 setores analisados apresentaram queda na produção, destacando o setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos com o pior resultado (-29,6%) e o setor de veículos que obteve queda pelo quarto mês consecutivo (-12,1%).

Ademais, a produção industrial começou a reduzir no acumulado em 12 meses, passando de 0,2% em maio para -0,6% nesta última aferição. Bens de Capital desaceleraram, passando de 4,3% para 1,2%. Bens intermediários caíram ainda mais, passando de -0,9% em maio para -1,2% em junho. Bens de consumo também recuaram (0,3%). As indústrias extrativas e de transformação apresentaram as seguintes variações: 1,1% e -0,9%, respectivamente.

Pelo quarto mês consecutivo a indústria apresentou resultado negativo na margem, comprometendo o seu resultado no ano, uma vez que deixou de desacelerar em 12 meses para reduzir a produção. Assim sendo, acreditamos que a produção industrial dificilmente deverá apresentar crescimento no ano, encerrando o ano com queda na produção de 2,0%.

PIM

 

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…