Produção Industrial sobe 0,4% em janeiro, mas acumula queda de 9,0% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram que a Produção Industrial subiu 0,4% em janeiro, descontados os efeitos sazonais. Apesar da elevação marginal, nos valores acumulados em 12 meses, a queda foi aprofundada, atingindo 9% (aumento de 0,7 p.p. ante a aferição de dezembro). Na comparação de janeiro contra o mesmo mês de 2015 houve recuo de 13,8%.

Na avaliação do acumulada em 12 meses, entre as grandes categorias econômicas, as Indústrias de Transformação apresentaram queda de 10,4%, enquanto as Indústrias Extrativas obtiveram alta de 1,3%.

Mantida a base de comparação, considerando a análise por Categorias de Uso, as perdas permaneceram bastante acentuadas: -27,0% para Bens de Capital, -9,9% para Bens de Consumo e -6,0% para Bens Intermediários. Na análise mensal com dados ajustados sazonalmente, o setor de Bens de Consumo Semi e Não-duráveis obteve elevação de 0,3%. No entanto, a queda na margem do setor de Bens de Consumo Duráveis foi mais intensa, de 2,4%, trazendo a categoria de Bens de Consumo (total) para território negativo (-0,9%).

Com o atual patamar de juros, ajustes do mercado de trabalho, inflação elevada, mas principalmente com a queda do consumo das famílias, a demanda das empresas tem sido gradualmente reduzida, prejudicando a receita dos fornecedores industriais. Enquanto a confiança econômica manter-se em níveis historicamente negativos, a retomada de produção na indústria encontra-se distante de ser concretizada. Tendo em vista estas influências, esperamos que a indústria encerre 2016 ainda em nível negativo.

Sem título

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…