Produção cresce 0,7% em agosto

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

 Segundo o IBGE, a produção industrial teve alta de 0,7% em agosto, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado ficou acima da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,1%, na mesma base de comparação.

A configuração geral pela avaliação por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo -0,8%, Bens intermediários 1,1% e Bens de capital 0,0%.

Nos resultados acumulados em 12 meses a queda foi intensificada: passando de -1,2% em julho para -1,7% nesta última aferição. A abertura de Bens de Capital obteve aceleração da queda, passando de -0,3% para -2,4%; Bens intermediários passou de -1,8% em julho para atuais -2,0%; Bens de consumo caiu de -0,7% para -1,4%.

No semestre, este foi o segundo resultado de alta consecutivo na margem para a PIM. Ainda assim, a magnitude não deverá ser suficiente para elevar consideravelmente as expectativas de crescimento no ano para o setor: de acordo com o relatório Focus do Banco Central, a queda da produção já é esperada em -1,95% no ano. Neste sentido, acreditamos que a indústria dificilmente apresentará resultados díspares do relatório do BC, mantendo portanto nossa expectativa de queda para o setor em -2,0%.

pim ago14

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 4,6% em maio

A demanda por crédito do consumidor subiu 4,6% em maio frente a abril, com o ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…