Vendas no varejo caem 1,0% em maio

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo Restrito caiu 1,0% em maio, na comparação com o mês anterior, na série de dados com ajuste sazonal. Com isso, a tendência de queda do setor se mantém: na comparação com maio de 2015 houve recuo de 9,0%, acumulando em 12 meses queda de -6,5%.

Avaliando as séries com ajuste sazonal, dentre os setores a maior queda observada foi em Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), seguidos de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,4%) e Materiais para escritório, informática e comunicação (-2,0%). Para os demais setores, ficou a seguinte configuração: Móveis e Eletrodomésticos (-1,3%), Artigos farmacêuticos     (-0,8%), Combustíveis e lubrificantes (-0,4%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0%) e Tecidos, vestuários e calçados (+1,5%). Mantida a base de comparação, para as categorias Material de Construção e Veículos e Motos, partes e peças, as variações foram de -0,4% e +1,0%, respectivamente. Ambas agregam o resultado do Varejo Ampliado, que recuou 0,4% no mesmo tipo de análise.

Mantida a tendência de queda, por ora a projeção para 2016 do segmento varejista é de retração de 6,0%, deixando uma possível melhora apenas para 2017.

Segue abaixo a tabela com os dados mencionados.

pmc mai16

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…