Volume de serviços apresenta queda de 4,5% em abril

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 4,5% em abril na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse é o 13º resultado negativo consecutivo do setor na comparação interanual e o pior resultado para o mês desde 2012. No acumulado do ano o setor de serviços já apresenta uma queda de 4,9%. E, em 12 meses, o indicador registrou declínio de 4,6%.

A queda do setor na comparação interanual foi puxada pela retração no segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, o qual apresentou variação de -6,5%, valor que representa quase metade do recuo de 4,5% do índice total. Para os demais grupos ficou a seguinte configuração: Serviços prestados às famílias (-3,0%); Serviços de informação e comunicação (-3,0%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,4%); Outros Serviços (-3,3%).Sem título

Com relação à receita nominal, o índice apresentou avanço de 0,4% na comparação interanual (contra abril de 2015). Já em termos acumulados em 12 meses,houve avanço de 0,6% da receita nominal, enquanto a receita real apresentou queda de 6,4%, como pode ser observado no gráfico abaixo.

Apesar dos consecutivos resultados negativos, a queda no setor de serviços vem desacelerando, com quatro dos cinco segmentos analisados apresentando quedas menores em abril na comparação com o mês anterior. Ainda assim, não há sinais de uma recuperação consistente para o setor no curto prazo, que deverá seguir negativo até o fim de 2016.

Sem título

Posts relacionados

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…