Volume de serviços apresenta queda de 4,8% em maio

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 4,8% em maio na comparação acumulada em 12 meses. Na comparação interanual (contra mesmo mês do ano passado) a queda foi de 6,1%, sendo o 14º resultado negativo consecutivo. No acumulado do ano o setor de serviços já apresenta uma queda de 5,1%.

Em termos de receita nominal, houve aumento de apenas 0,4% em 12 meses. Dentre os grupos, ficou a seguinte configuração mantida a base de comparação: Serviços de informação e comunicação (-0,4%); Outros Serviços (-0,3%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (+0,8%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (+1,0%); Serviços prestados às famílias (+1,1%).

Apesar do novo resultado enfraquecido, três dos cinco segmentos analisados apresentaram reversão no movimento de queda da receita nominal nesta última aferição. Em termos reais, o movimento desinflacionário tem contribuído para amenização das perdas, deixando praticamente estável a tendência da receita nominal pelo 6º mês consecutivo. Mesmo sem sinais de uma recuperação consistente para o setor no curto prazo, a tendência para os próximos meses, tanto da receita como do volume de vendas, é de estagnação do atual nível dos índices, fato que se concretizado, poderá possibilitar uma inflexão dos indicadores de serviços já no término de 2016.

pms mai16

 

 

Posts relacionados

Dívida com cartão de crédito e boleto levam paulistano a mutirão de renegociação de dívidas

A maioria (60%) dos consumidores que compareceu ao mutirão “Acertando suas Contas”, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na cidade de São Paulo, com a intenção de negociar suas dúvidas, buscou a renegociação do débito causado pelo cartão de crédito. A constatação é de levantamento realizado no próprio local pela Boa…

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…