Volume de serviços apresenta queda de 5,9% em março


Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 5,9% em março, na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse é o 12ª resultado negativo consecutivo do setor na comparação interanual. No primeiro trimestre do ano o setor de serviços já acumula uma queda de 5,0%. Em todos os seguimentos analisados apenas Outros Serviços registraram elevação, aumentando 2,6% na comparação interanual. Com o resultado, a variação acumulada em 12 meses registrou queda de 4,4%.

A queda mais abrupta ocorreu no setor de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio que apresentou retração de 7,2% na comparação interanual. Para os demais grupos ficou a seguinte configuração: Serviços prestados às famílias (-3,8%); Serviços de informação e comunicação (-5,9%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%).

Sem título

Com relação à receita nominal, o índice apresentou queda de 0,4% na comparação interanual (contra março de 2015). Já em termos acumulados em 12 meses, houve avanço de 0,7%, como se pode ver no gráfico abaixo.

A queda na demanda das famílias e empresas é a principal responsável pelas consecutivas retrações no setor, é ainda provável que o setor continue a apresentar maiores retrações para os próximos meses.

Sem título

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…