Volume de serviços apresenta queda de 5,9% em março


Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 5,9% em março, na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse é o 12ª resultado negativo consecutivo do setor na comparação interanual. No primeiro trimestre do ano o setor de serviços já acumula uma queda de 5,0%. Em todos os seguimentos analisados apenas Outros Serviços registraram elevação, aumentando 2,6% na comparação interanual. Com o resultado, a variação acumulada em 12 meses registrou queda de 4,4%.

A queda mais abrupta ocorreu no setor de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio que apresentou retração de 7,2% na comparação interanual. Para os demais grupos ficou a seguinte configuração: Serviços prestados às famílias (-3,8%); Serviços de informação e comunicação (-5,9%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%).

Sem título

Com relação à receita nominal, o índice apresentou queda de 0,4% na comparação interanual (contra março de 2015). Já em termos acumulados em 12 meses, houve avanço de 0,7%, como se pode ver no gráfico abaixo.

A queda na demanda das famílias e empresas é a principal responsável pelas consecutivas retrações no setor, é ainda provável que o setor continue a apresentar maiores retrações para os próximos meses.

Sem título

Posts relacionados

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,07% em janeiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,07% em janeiro de 2017, registrando diminuição em relação a janeiro de 2016, quando alcançou 2,35%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal, (em dezembro o nível foi de 2,20%), sendo…

Inadimplência do consumidor sobe 3,9% em janeiro, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,9% em janeiro na avaliação dessazonalizada contra dezembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 1,9%. Já quando comparado o resultado de janeiro contra o mesmo…