Edição de julho de 2015: Panorama do Varejo e Crédito – Boa Vista SCPC e FecomercioSP

Inadimplência ainda estável em 2015

A hipótese de pequena elevação da inadimplência até o final de 2015 ganha cada dia mais força, na medida em que os indicadores de atividade continuam em queda e o consumidor mantém o pé no freio até essa metade do ano. A piora no mercado de trabalho parece ainda não ter atingido o cenário da inadimplência, a não ser pelo recuo (ainda que pequeno) nos pagamentos das dívidas antigas.

Queda acentuada das vendas do varejo

Ante um cenário de inflação elevada, juros altos e deterioração acelerada do mercado de trabalho, os consumidores vêm se mostrando cada vez mais cautelosos em suas decisões de consumo, evitando novas dívidas e privilegiando a aquisição de bens e serviços indispensáveis. Esta conjuntura contribui para queda acelerada das vendas do varejo, especialmente de bens duráveis. Em maio, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o recuo das vendas de móveis, eletrodomésticos e veículos (e motos, partes e peças) ficou na casa de impressionantes 20%, em termos interanuais.

Veja a edição completa de julho de 2015 clicando aqui.

O “Panorama do varejo e crédito” é um boletim mensal e gratuito, fruto de uma parceria inédita entre a Boa Vista SCPC, empresa que oferece soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios, e a FecomercioSP, principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços.

O boletim tem como objetivo fazer uma análise sintética do mercado de crédito e varejo, contribuindo para o enriquecimento das análises utilizando exclusivamente indicadores desenvolvidos pelos parceiros.

 

 

Comentários

comentários