Agência de risco reafirma nota do Brasil

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Surpreendendo o mercado, a agência classificadora de risco Moody’s não elevou a nota de crédito do Brasil, embora estivesse com perspectiva positiva. A nota de classificação de risco do Brasil permanece em Baa2.  O principal argumento da agência para a não elevação da nota foi “o baixo crescimento médio de 2% em 2011 e 2012”.

Embora o argumento de um PIB abaixo do potencial possa ser usado como justificativa para a não elevação, a verdade é que a perspectiva positiva dessa agência de classificação, sinalizando um ajuste de nota para cima, não parece adequada. A alta e complexa carga tributária, as despesas correntes crescendo acima do PIB, o perfil da dívida pública e a taxa de investimentos abaixo do desejável no Brasil são alguns dos fatores que não são compatíveis com a nota de risco de crédito BBB+.

Ed.74

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor sobe 5,2% em agosto

A Demanda por Crédito do Consumidor subiu 5,2% em agosto (expurgados os efeitos sazonais), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, agosto apresentou elevação de 1,9%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017 frente aos 12 meses…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…