Alemanha antecipa meta fiscal e decepciona no crescimento

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

A Alemanha, pela primeira vez desde 2007, tem superávit fiscal. O saldo positivo ficou em 0,1% do PIB, atingindo a meta fiscal quatro anos antes do prazo estipulado por Bruxelas para países da zona do euro equilibrarem suas contas. Contribuiu para o resultado o fato de Berlim financiar suas dívidas com os juros mais baixos da história dos últimos 40 anos.  Por outro lado, o país germânico anunciou que encerrou 2012 com uma expansão do PIB de apenas 0,7%, distante dos 3,1% em 2011. Um dos motivos do fraco desempenho foi a desaceleração das exportações.

Esses resultados mostram que, por um lado a Alemanha está sabendo aproveitar as oportunidades para equilibrar suas contas e dar o bom exemplo fiscal na Europa. Mas, por outro lado, não ajuda a recuperação europeia. É um superávit fora de hora. O fraco desempenho da economia é preocupante. A retração do último trimestre de 0,5% foi o maior em três anos. A previsão inicial do governo alemão de crescimento do PIB em 2013 de 1,6% foi refeita agora para apenas 0,5%.  A recuperação expressiva do comércio mundial fica novamente postergada, o que pode atrapalhar a retomada no Brasil.

Ed.106

 

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…