Alemanha antecipa meta fiscal e decepciona no crescimento

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

A Alemanha, pela primeira vez desde 2007, tem superávit fiscal. O saldo positivo ficou em 0,1% do PIB, atingindo a meta fiscal quatro anos antes do prazo estipulado por Bruxelas para países da zona do euro equilibrarem suas contas. Contribuiu para o resultado o fato de Berlim financiar suas dívidas com os juros mais baixos da história dos últimos 40 anos.  Por outro lado, o país germânico anunciou que encerrou 2012 com uma expansão do PIB de apenas 0,7%, distante dos 3,1% em 2011. Um dos motivos do fraco desempenho foi a desaceleração das exportações.

Esses resultados mostram que, por um lado a Alemanha está sabendo aproveitar as oportunidades para equilibrar suas contas e dar o bom exemplo fiscal na Europa. Mas, por outro lado, não ajuda a recuperação europeia. É um superávit fora de hora. O fraco desempenho da economia é preocupante. A retração do último trimestre de 0,5% foi o maior em três anos. A previsão inicial do governo alemão de crescimento do PIB em 2013 de 1,6% foi refeita agora para apenas 0,5%.  A recuperação expressiva do comércio mundial fica novamente postergada, o que pode atrapalhar a retomada no Brasil.

Ed.106

 

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…