Apesar do QE3, encomendas de bens de capital nos EUA continuam em queda

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Estatística do Departamento do Comércio dos Estados Unidos mostra que as encomendas de bens de capital, fora do setor de defesa e excluindo aeronaves, continuam em queda desde junho deste ano. Estes números são observados de perto para planos de investimento empresarial nos EUA.

Apesar de outros dados sobre emprego, gastos do consumidor e setor imobiliário sugerirem alguma melhora na economia americana, a persistente queda de encomendas de bens de capital demonstra que o terceiro afrouxamento monetário (QE3) realizado pelo FED não têm tido o efeito desejado. Bernanke acredita que o problema americano é mais cíclico do que estrutural. Está equivocado. Em janeiro de 2013 o fim de uma série de isenções fiscais coincidirá com programados cortes de gastos, o chamado “abismo fiscal”.

Ed.58

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…