Aportes do Tesouro aos bancos públicos pressionam a dívida bruta

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

Ontem o Tesouro Nacional repassou um empréstimo de R$ 20 bilhões ao BNDES. Esse empréstimo foi feito com emissão direta de títulos públicos federais. Com essa parcela, subiu para R$ 61,1 bilhões o aporte do governo ao BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Os empréstimos aos bancos públicos já representam cerca de 1,5% do PIB.

Previsões do Banco Central indicam que a dívida bruta este ano alcançará 57,2% do PIB, 3 pontos percentuais superior à de 2011. Os empréstimos aos bancos públicos são um dos responsáveis por esse aumento.

O endividamento do Brasil se aproximando dos 60% do PIB deve ser visto com atenção. A média dos países emergentes deve ficar em 35,7% do PIB este ano. Para a China e México, por exemplo, a estimativa é de uma dívida de 22% e 43% respectivamente.

Ed.52

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…