Arrefecimento do mercado de trabalho

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

A taxa de desocupação voltou a cair em outubro, atingindo 5,2%. Este é o menor nível para os meses de outubro desde 2002. Segundo os dados divulgados hoje pelo IBGE, referentes às seis principais regiões metropolitanas, o pessoal ocupado teve modesto incremento frente a setembro (+ 0,37%), enquanto a população economicamente ativa teve avanço ainda menor (+ 0,11%). O rendimento médio real apresentou enfraquecimento, registrando queda de 0,1% frente a setembro. Em relação a igual mês de 2012, tal indicador registrou alta de apenas 1,3%. Por fim, a taxa de formalização da economia estagnou em 55,4%.

De modo geral, estes dados confirmam o arrefecimento do mercado de trabalho. Embora a taxa de desemprego tenha caído, este movimento deverá ser cada vez mais escasso. No passado recente, o crescimento do pessoal ocupado girava em torno de 2% ao ano, enquanto a PEA crescia na faixa de 1,5%, promovendo a contínua redução da taxa de desocupação. Contudo, nos últimos meses houve uma convergência dessas taxas, que ao final de dezembro deste ano ficarão bem próximas a 1% de crescimento. Por conseguinte, o rendimento médio real também registra desaceleração. Este indicador, que registrava em Dezembro de 2012 avanço anual de 4,2%, atingiu em Outubro de 2013 apenas metade disso. Desta forma, a massa real de rendimentos, até então principal fator de empuxo do varejo, deve registrar em 2013 o menor crescimento desde 2003, com alta de apenas 2,6%.

Ed.317

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…