Ata do COPOM indica que juros podem não subir já

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A ata do Comitê de Política Monetária – COPOM – divulgada ontem reconheceu que houve uma piora na inflação e que a alta de preços pode não ser um movimento temporário. No entanto, o BC afirmou que vai aguardar a divulgação de novos dados para “administrar a política monetária com cautela”.

Há um forte contraste entre o que o mercado gostaria de ouvir e o que a ata do COPOM diz.  O mercado vinha considerando nos últimos dias que já a partir da próxima reunião, em abril, o BC começaria a subir os juros básicos. A ata informa que o “Comitê pondera que incertezas remanescentes – de origem externa e interna – cercam o cenário prospectivo e recomendam que a política monetária deva ser administrada com cautela”. Ou seja, embora a autoridade monetária se sinta desconfortável com o atual patamar da inflação, na ata não assume compromisso com prazo nem intensidade de um eventual ciclo de aperto monetário.

Ed.144

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…