Atividade econômica avança no primeiro bimestre

Por Thiago Custodio Biscuola, de RC Consultores

 

Considerado como um sinalizador de desempenho do PIB, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registou em fevereiro alta de 0,24% frente a janeiro na série livre de influências sazonais. Este resultado foi beneficiado pela evolução positiva da indústria (+ 0,38%) e das vendas no varejo (+ 0,17%) no referido mês. Na série sem ajuste sazonal, o índice registrou alta de 4,04% frente a fevereiro de 2013, acumulando alta de 2,46% no primeiro bimestre do ano. Já o crescimento acumulado em 12 meses encerrados em fevereiro alcançou 2,57%.

O IBC-Br procura por meio de uma síntese de indicadores setoriais de diferentes fontes capturar mensalmente o desempenho da economia brasileira como um todo. Agropecuária, Indústria e Serviços fazem parte da pesquisa, seguindo a subdivisão estabelecida pelas Contas Nacionais, idem à mensuração do PIB. O setor do agronegócio, do qual era esperado um novo empuxo, não deverá ter o bom desempenho de outrora. Fenômenos climáticos fizeram com que a expectativa de safra fosse reduzida este ano. O setor de serviços deve manter o crescimento inercial, mas a taxas cada vez menores. A indústria segue fragilizada, já que não consegue repassar ao preço os aumentos de custo, definhando frente à concorrência externa. Em um ano que deverá apresentar intensa volatilidade, apesar do cenário externo menos adverso, o crescimento da economia brasileira tende a ficar abaixo dos 2%.

Ed.398

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…