Atividade econômica voltou a recuar em novembro

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

Considerado como um sinalizador de desempenho do PIB, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) registrou em novembro queda de 0,3% frente a outubro na série livre de influências sazonais. Já em comparação com igual mês do ano anterior, o índice apresentou alta de 1,3% na série sem ajuste sazonal. No ano de 2013 o índice acumula elevação de 2,7%, enquanto nos doze meses encerrados em novembro o IBC-BR apresenta crescimento de 2,4%.

O resultado no mês deveu-se, sobretudo, à retração observada pela indústria, cuja produção teve queda de 0,2% no período. Em contrapartida, o resultado só não foi pior devido ao dinamismo do varejo, que registrou em novembro o nono mês consecutivo de alta. O ritmo de atividade no quarto trimestre deverá ser ligeiramente melhor do que o observado no trimestre exatamente anterior. A lenta evolução da indústria e a perda de fôlego do varejo inibem um crescimento maior. Destoando dos demais setores, o agronegócio contribuirá significativamente para o crescimento em 2013. A safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas que, segundo o IBGE, cresceu 16,2% em relação a 2012, alcançando 188,2 milhões de toneladas, impedirá um desempenho pior da economia. Apesar da expectativa do governo de um crescimento robusto, o avanço do PIB não deve ultrapassar o patamar de 2,4% no ano passado. Para 2014 a RC Consultores estima um crescimento ligeiramente superior, algo em torno de 2,5%.

Ed.347

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge o menor nível desde setembro de 2014, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados(1) atingiu 1,83% em junho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,28 p.p.). Com isso, a razão atinge o menor nível desde setembro de 2014, quando alcançou 1,80%. Na comparação mensal, o percentual…

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…