Aumenta volatilidade nos mercados

Por Marcel Caparoz, da RC Consultores

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Datafolha, Marina Silva, provável candidata à Presidência da República pelo PSB no lugar de Eduardo Campos, estaria empatada tecnicamente com Aécio Neves, com 21% das intenções de votos. Aécio Neves do PSDB registrou 20%, enquanto Dilma Rousseff permanece com 36%.

Este elevado patamar de intenção de votos em Marina Silva foi resultado em grande parte da migração dos votos brancos, nulos e indecisos, demonstrando que ela terá papel de destaque no processo eleitoral. Esta mudança brusca no cenário político tem gerado incertezas e consequentemente elevação da volatilidade nos mercados, tanto no acionário quanto no cambial. O índice FX Vol da BM&F Bovespa, que mede a expectativa de oscilações do Real, já começou a subir após um período de baixa volatilidade (saiu de 9,11% a.a. em 23/07 para 11,48% a.a. no último dia 14/08). Além disso, o mercado questiona a manutenção das atuações do BC no mercado cambial, dado o grande estoque de swaps cambiais já utilizados. O cenário econômico e político para os próximos meses está menos previsível e o mercado irá reagir a isto com mais volatilidade, seja para cima, seja para baixo.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…