Banco Central Alemão acusa Banco Central Europeu de penalizar contribuintes europeus

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Bundesbank, Banco Central Alemão, escreveu em seu relatório mensal de outubro que “quanto mais a política monetária for efetiva em dar suporte aos sistemas financeiros de países com suas medidas, mais riscos são transferidos aos portfólios do sistema do euro e no final redistribuídos entre todos os contribuintes de países-membros”. Disse ainda que “a política monetária tem uma função de estabilização, que é originalmente uma tarefa de política fiscal. Entidades eleitas democraticamente devem assumir essa tarefa”.

Os alemães, embora afirmem que estão “determinados a fazer o que for necessário para manter o euro como uma moeda confiável”, continuam batendo na mesma tecla de que os países da zona do euro precisam organizar suas finanças e reduzir os altos níveis de dívida estatal. A polêmica gira em torno de quem pagará a conta do ajuste. Parece que a conclusão é que boa parte da conta recairá nos orçamentos dos Estados, logo no bolso do contribuinte europeu.

Ed.55

Comentários

comentários

Posts relacionados

Consumidores ganham versão digital e gratuita do Score Boa Vista

Depois lançar com pioneirismo a consulta online e gratuita de CPF, que já beneficiou milhões de consumidores ao longo de cinco anos de norte a sul do Brasil, e de disponibilizar o score aos consumidores em meios tradicionais, a Boa Vista SCPC agora fornece a pontuação (score) aos consumidores, gratuitamente, de forma rápida, simples e…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…