Banco Central Alemão acusa Banco Central Europeu de penalizar contribuintes europeus

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Bundesbank, Banco Central Alemão, escreveu em seu relatório mensal de outubro que “quanto mais a política monetária for efetiva em dar suporte aos sistemas financeiros de países com suas medidas, mais riscos são transferidos aos portfólios do sistema do euro e no final redistribuídos entre todos os contribuintes de países-membros”. Disse ainda que “a política monetária tem uma função de estabilização, que é originalmente uma tarefa de política fiscal. Entidades eleitas democraticamente devem assumir essa tarefa”.

Os alemães, embora afirmem que estão “determinados a fazer o que for necessário para manter o euro como uma moeda confiável”, continuam batendo na mesma tecla de que os países da zona do euro precisam organizar suas finanças e reduzir os altos níveis de dívida estatal. A polêmica gira em torno de quem pagará a conta do ajuste. Parece que a conclusão é que boa parte da conta recairá nos orçamentos dos Estados, logo no bolso do contribuinte europeu.

Ed.55

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…