Banco Central Alemão acusa Banco Central Europeu de penalizar contribuintes europeus

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Bundesbank, Banco Central Alemão, escreveu em seu relatório mensal de outubro que “quanto mais a política monetária for efetiva em dar suporte aos sistemas financeiros de países com suas medidas, mais riscos são transferidos aos portfólios do sistema do euro e no final redistribuídos entre todos os contribuintes de países-membros”. Disse ainda que “a política monetária tem uma função de estabilização, que é originalmente uma tarefa de política fiscal. Entidades eleitas democraticamente devem assumir essa tarefa”.

Os alemães, embora afirmem que estão “determinados a fazer o que for necessário para manter o euro como uma moeda confiável”, continuam batendo na mesma tecla de que os países da zona do euro precisam organizar suas finanças e reduzir os altos níveis de dívida estatal. A polêmica gira em torno de quem pagará a conta do ajuste. Parece que a conclusão é que boa parte da conta recairá nos orçamentos dos Estados, logo no bolso do contribuinte europeu.

Ed.55

Comentários

comentários

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…