Banco Central reduz juro para 7,25%

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Comitê de Política Monetária do Banco Central cortou ontem, pela décima vez consecutiva, os juros. A taxa básica de juros passa de 7,5% a 7,25% ao ano. O Banco Central citou como fatores para a decisão os riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional. A decisão foi tomada por 5 votos a 3.

A confiança de que o crescimento econômico do Brasil ainda é aquém do potencial e que as atuais taxas de inflação não são determinadas pela demanda doméstica devem ter embasado a decisão do BACEN. Apesar do dissenso, acreditamos em mais uma redução de 0,25 ponto percentual, fechando este ano com juros a 7%. Como a realidade do baixo crescimento se impõe, e a inflação deve ficar dentro da meta, a taxa básica de juros em 2013 deve ficar em 6,5%.

Ed.48

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…