Banco Central reduz juro para 7,25%

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Comitê de Política Monetária do Banco Central cortou ontem, pela décima vez consecutiva, os juros. A taxa básica de juros passa de 7,5% a 7,25% ao ano. O Banco Central citou como fatores para a decisão os riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional. A decisão foi tomada por 5 votos a 3.

A confiança de que o crescimento econômico do Brasil ainda é aquém do potencial e que as atuais taxas de inflação não são determinadas pela demanda doméstica devem ter embasado a decisão do BACEN. Apesar do dissenso, acreditamos em mais uma redução de 0,25 ponto percentual, fechando este ano com juros a 7%. Como a realidade do baixo crescimento se impõe, e a inflação deve ficar dentro da meta, a taxa básica de juros em 2013 deve ficar em 6,5%.

Ed.48

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…