Brasil em recessão

Por Thiago Custodio Biscuola, da RC Consultores

O Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2014 registrou forte queda de 0,6% na comparação com o trimestre exatamente anterior (série com ajuste sazonal). O resultado foi ainda pior do que a expectativa do mercado. Como já era esperado, a indústria foi a grande vilã, com queda de 1,5%. Surpreendendo negativamente, os serviços retraíram 0,5%. O segmento agropecuário, que vinha sendo o setor mais dinâmico, também perdeu fôlego, avançando apenas 0,2%. Em relação a igual trimestre de 2013, o PIB recuou 0,9%, fazendo com que a variação em quatro trimestres despencasse de 2,5% no primeiro trimestre para apenas 1,4%.

Devido a efeitos estáticos o resultado do primeiro trimestre, que já havia sido fraco, passou de um ligeiro avanço de 0,2% para um recuo de 0,1%. Com isso fica caracterizada a recessão técnica, que ocorre quando há retração da economia em pelo menos dois trimestres consecutivos. Fato que não ocorria deste o estouro da bolha ao final de 2008. Espera-se por uma melhora modesta da economia neste segundo semestre, que deverá se beneficiar de uma base estatística deprimida. O cenário econômico em 2014, que já se revelava adverso, se deteriorou, agravando ainda mais os desafios da Agenda 2015.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…