Brasil perde competitividade no mercado de tecnologia

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

Termina neste final de semana, em São Paulo, a sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores feiras de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo. Estimam-se em oito mil os participantes deste evento, sobretudo jovens, que debaterão a questão da inovação tecnológica, aproveitando o ambiente para desenvolver e viabilizar projetos.

No entanto, o Brasil fica devendo nesta área. Dados divulgados pela ONU mostram que a exportação brasileira no mercado de tecnologia desabou nos últimos dez anos e o país foi ultrapassado por outros emergentes. Hoje a Ásia responde por 64% de toda a exportação mundial de tecnologia. China, Coreia e Taiwan estão entre os maiores exportadores. O déficit na balança comercial do setor de eletroeletrônicos no Brasil quase dobrou em 3 anos,  saltando de US$ 17,4 bilhões em 2009 para US$33,4 bilhões em 2012. A tributação excessiva na mão de obra, nos bens de capital e nos insumos tem feito o Brasil perder competitividade. Esses jovens participantes do evento desejam um Brasil mais competitivo, para transformar suas ideias em empreendimentos.

Ed.117

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…

Vendas para o dia das mães crescem 1,6% em 2017, apura Boa Vista SCPC

As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,6% em 2017, em comparação a 2016, de acordo com os dados de abrangência nacional, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Segunda data comemorativa mais importante do comércio, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, uma vez que apresentou…