Câmbio pode reduzir impactos positivos sobre a inflação

Por Marcel Augusto Caparoz, da RC Consultores

A variação do IGP-M (1º decêndio) de junho foi de 0,43%, acima do valor registrado no mês anterior de 0,03%. Este resultado é fruto da forte alta de 2,40% do INCC (índice da construção civil), em função do dissídio da mão de obra, que registrou alta de 4,03% no mês, alcançando uma variação acumulada em 12 meses de 10,92%. No acumulado em 12 meses, a inflação da mão de obra só fica atrás dos Alimentos no IPC, com alta de 12,84%.

Estes números resumem de maneira clara as principais causas da pressão inflacionária deflagrada em 2013. Primeiro, a explosão dos preços dos alimentos que alcançaram patamares muito acima dos registrados nos últimos anos, mas que já começam a reverter. Segundo, pela forte alta dos salários, que em conjunto com o maior acesso ao crédito, favoreceu o crescimento do consumo interno, pressionando principalmente os preços dos serviços. Aliado a isso temos ainda o alto nível de indexação da economia, que contribui para o processo inflacionário. A queda recente dos preços das commodities, a redução do nível de atividade no Brasil e o endurecimento monetário iniciado pelo BC jogarão a favor de uma inflação mais comportada. O atual processo de desvalorização do Real, no entanto, poderá minimizar esses impactos.

Ed.204

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…