China cancela soja do Brasil

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A maior comercializadora chinesa de soja, o grupo Sunrise, decidiu cancelar uma encomenda de dois milhões de toneladas do produto do Brasil, em função do atraso na entrega da mercadoria. Dos 12 navios previstos para chegar com a mercadoria na China entre janeiro e fevereiro, apenas dois haviam desembarcado no país. Com a safra recorde de grãos esperada para este ano, estimada em 173 milhões de toneladas, os portos brasileiros, que já estão operando acima de suas capacidades, continuarão registrando atrasos no desembarque dos caminhões.

Este fato escancara ao mundo a deplorável situação da infraestrutura logística brasileira. A rota Centro-Oeste/Santos, de 2.200 km, que exigia seis dias para ser completada, está demandando atualmente nove dias. A incapacidade de estocagem de grãos no Brasil tem gerado uma demanda ainda maior pelo caminhão, transformando-o em um armazém ambulante. A demanda por investimentos no setor de infraestrutura logística no Brasil é enorme. No entanto, a resistência na substituição do modelo de alto-consumo para alto-investimento provocou uma taxa de investimento de apenas 18,1% do PIB em 2012, muito abaixo do necessário para um crescimento sustentável em torno de 5% ao ano. A solução para os atuais problemas logísticos ainda se encontra distante no tempo, com o atual modelo de alto-consumo.

Ed.147

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 4,6% em maio

A demanda por crédito do consumidor subiu 4,6% em maio frente a abril, com o ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…