China mostra dados animadores para o mundo

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores  

Notícia animadora às vésperas do nosso Carnaval. A China mostrou um comércio exterior em plena recuperação no último janeiro: suas importações subiram 23% sobre o mesmo mês de 2012, enquanto as importações chinesas saltaram quase 29%, com reflexo positivo para países como o Brasil. Desde setembro, por exemplo, o preço de minério de ferro voltou a subir forte, quase 80%, após despencar ao longo de 2012. A bolsa de Shanghai, que tinha negócios em um nível semelhante ao pior ano da crise, 2009, reagiu desde dezembro com 23% de alta.

Várias explicações estão sendo buscadas para esta recuperação que pode determinar um 2013 muito melhor do que muitos analistas supõem (inclusive nós!). A comemoração do Ano Novo chinês, o Natal deles, pode ser um motivo do embalo. Outro é o fato estatístico de que a base de comparação com o fraco ano passado coloca os dados de hoje em uma posição de destaque. Mas o principal motivo do embalo é mesmo a explosão do crédito, que voltou a crescer com força total. O Banco Central chinês já avisou que suas atenções se voltam de novo para a inflação interna e o risco de bolhas de crédito.

Ed.122

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…